Quer meu SUDOKU?
por Marcelo Moraes
Jamais escolha nome para algum ser vivo que se preze de Kuduro, Kwashiorkor ou Sudoku. Embora tenham um “tchan” por apresentarem a letra “k”, todos eles têm significados completamente distintos e dão nome a coisas completamente diferentes. O primeiro é um estilo musical originado na Angola que está chegando no Brasil há pouquíssimo tempo; o segundo é um quadro clínico resultante de carência nutricional, já o terceiro, bem, este terá que passar para o próximo parágrafo para saber.
Uma música bem basicona tocou durante um bom tempo nas rádios, festas e afins e, provavelmente tem quem se lembre dela: “Brincadeira de criança, como é bom, como é bom…”. Mas se você já não tem esta catiguria de falar (e nem cantar) aos amigos que adora brincadeiras de criança, que tal dizer a eles que brinca de Sudoku? Ou que “joga” Sudoku? Hã?? Você tá me tirando, né, sudo... o quê? SU-DO-KU! Tem quem leia sudÔku e quem leia sudokÚ (na literatura, dividem opiniões), mas não se preocupe que a ordem dos acentos não altera o produto final.
Assim que você conhece as regras já espera que seja um jogo “daqueles”, onde vai te deixar mais “inteligente”, como outros mais antigos e bem conhecidos desde os primórdios da nossa existência física (palavras cruzadas; caça-palavras etc). É apenas um passatempo, não espere mais (claro que para o cérebro é um presentão para mantê-lo ativo, nem precisaria de um estudo pra isso). Ao olhar da ciência é um excelente leque de possibilidades matemáticas, e o desafio está em criar um início e um fim a ele. Saber exatamente por onde começar e seguir uma trajetória estabelecida e, quem sabe, descobrir um valor que possibilite uma jogada única. Bem, este é só um desafio para ela, imagina para nós?! Tive que ler toda a matéria da Scientific American Brasil para saber que era só isso...rsss Mas depois desta leitura que entendi o que era aquele aplicativo JAVA que aparecia no meu celular, recentemente adquirido na época em que a matéria foi publicada (2006). Ele foi a minha salvação nas salas de espera em consultas médicas, pontos de ônibus e afins (como a vida da gente tem mais valor ao descobrirmos estas “pequenas coisas”) #vivendoeaprendendo
Vamos às apresentações:
Sudoku, por vezes escrito Su Doku, (em japonês: 数独, sūdoku, pronúncia sudokú) é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números. O objetivo do jogo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo. Os problemas são normalmente classificados em relação à sua realização. O aspecto do Sudoku lembra outros quebra-cabeças de jornal. continue lendo…
Nas bancas e livrarias esta novidade já se espalhou e é possível encontrar sudoku em diversos modelos de impressão: livros, revistas, cartões. Em jornais também, alguns apresentam na sessão “passatempo”. Se já viu e não entendeu o que era aquele monte de quadrinhos com números, volta lá e tente completá-los. Aceita o desafio? Vale lembrar que geralmente há alguns modelos que vêm com um lápis e borracha juntos, pois como verá, ao jogá-lo, você terá várias possibilidades de acertar e errar, e aí a borracha é a companheira essencial neste momento. Mas para agradar a todos, quem passa mais tempo no banco em frente o computador que num banco de praça, shopping e afins, versões on-line não faltam também para a brincadeira como, por exemplo, os sites linkados abaixo:
Agora, se achou o sudoku muito “facin, facin”, eis aqui a outra novidade do momento: o KenKen. Com “k” de novo. “Ká” entre nós, outro nome nada legal de se dar a um ser vivo, concorda? E o desafio, para quem já conhece o sudoku, é bem maior, pois há, além de números inteiros, outros intercalados com operações matemáticas (soma, multiplicação). Como diz Silvio Santos: “Ai, ai, ai, ui ui ui!” kkkkkkk
No site da superinteressante o conteúdo não se encontra na versão on-line, então escaneei da minha revista para kenken quiser conhecê-lo:Mas se o desafio do sudoku foi muito forte como paixão à primeira vista, que tal se inscrever num campeonato de Sudoku, como o companheiro da foto ao lado que foi, digamos, um vencedor?
Se a resposta for SIM, veja os links abaixo e venha para o “fantástico mundo do Sudoku você também!”:D
Scientific American Brasil: A ciência do Sudoku
Superinteressante: O que é Sudoku?
“Att,
Sudoku”Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio!
Assine o nosso Feed RSS e receba as atualizações do blog.
Não mesmo..rs
ResponderExcluirmelhor se manter no Maria..João..José etc..rs
Abraços
hehehehe esses nomes ninguem merece né? o tal do Kuduro então hahahahahahahahahahaha!
ResponderExcluirBem quanto ao jogo... não rola Marcelo! prefiro "imagem e ação"! hahahahaha
Abraço e boa semana!
- Olha ae! to desanimando daquele blog você não comenta nada lá... faz favor hein?!
ResponderExcluirSe continuar assim vou deletar o blogue... você sumiu de lá.
Hahahahahahahahahahahahahaha não resisti!!!!
Marcelo,
ResponderExcluirEssa letra "K", fez a cabeça do meu pai,colocou o nome das filhas começando por esta letra : Kellen (euzinha) e Karine (minha irmã). rsrsrsrs Ainda bem que ele escolheu bons nomes. Ufa!!!!
Eu sempre vejo nos jornais este tal de SUDOKU, mas não entendia como fazer. Adorei!!!!
Bjsssssss
hahaha... um nome destes, nem pensar. Nem tanto pelo significado, mas muito pela pronúncia... sobretudo do "kuduru" vixi... ninguém merece.
ResponderExcluirMas sudoku eu gosto... embora meu forte sejam as famosas "diretas"... mas aqui é complicado né?? Não existe "Coquetel" portugues para comprar... e, definitivamente, fazer diretas no computador não me agrada, mesmo! (Prefiro ler blogs... ihihih)
Quanto ao sumiço... não era nem tanto por não ter tempo... era mesmo por frustação. Por problemas pessoais, eu não podia escrever sobre o Henry no blog... e isso me deixava possessa!!
Tudo resolvido (espero), tenho muitas historinhas pra contar!
Beijão!
Marcelo,
ResponderExcluirConheço o Sudoku a três anos, me foi apresentado por uma colega de faculdade. Por causa dele fomos expulsos de um grupo de estudos (tá, eles tinham razão, não é certo jogar Sudoku no meio de uma discussão sobre a relevência dos princpipios contábeis, mas o desafio era, no momento, bem mais interessante).
Do Sudoku passamos para um novo tipo de passatempo, Pic-a-Pix, que tmbém é chamado de Puzzle japonês, Hanjie, Nonogram, e, ou muito me engano, Picross. Este é interessante por que conforme vai resolvendo o quebra-cabeça uma figura vai se formando, e assim como o Sudoku se usa muito a borracha durante a resolução. Já o Kenken é novidade. Para ser franco nem sei se entendi muito bem como se joga, rs. Mas vou tentar.
Abraços.
Marcelo tem 2 selos para você lá no meu blog.
ResponderExcluirAbraços.
Acho um jogo bem interessante e criativo. De vez enquando me atrevo a resolver algum.
ResponderExcluirBelo post.
Abraço
Eu nem comentarei nomes... huhuhuhuh... sempre me chamam de elitista, não é legal...
ResponderExcluirMas eu AMO sudoku!!! E fiquei curioso pra testar este Kenken...
Valeu as dicas, cara!
Abraço!
Tom como fasso este raio de Sudoku me ajude
ExcluirOlá Marcelo,
ResponderExcluirDesde 2001 que descobri o sudoku e gosto muito.
Este outro Kenken, eu ainda nao conhecia.
Leia um relato no meu blog de como eu foi apresentada ao sudoku em: http://fccdp.blogspot.com/2009/01/sudoku.html
Abraços,
Fatima
@Olavo, @Robson
ResponderExcluirObrigado. Abraços.
@Kellen
Realmente, não tinha pensado em ti, olha que feliz coincidência (para você), pois não é um exemplo destes citados acima..rss
@Gisa
O importante é que sempre dá-se um jeitinho, né? rss Bj
@Luciano
Nossa, haja tempo pra tanto passatempo! rss O Kenken ainda está sendo apresentado por aqui, então vão ter mais matérias falando para esclarecer melhor. Mas achei interessante também. Abraço.
@James
Obrigado. E recebido.
@Roberto
É gostoso mesmo. Obrigado. Abraço.
@Tom
Obrigado, seja bem-vindo e volte sempre! Abraço.
@Fatima
Este mundo dos passatempos sempre tem uma carta na manga pra nós...rss Interessante o seu relato com o sudoku...Já marquei presença por lá.
Quando estava clinicando em psicopedagogia minha supervisora me passou esse jogo para que eu fizesse com minhas crianças.
ResponderExcluirAchei muito interessante você comentar a respeito desses jogos.
bjokas
Sudoku é muito bom para o desenvolvimento do nosso raciocinio, calculo e memória, estão de parabéns. Mas esse jogo é mais para os crescidos, deixo aqui um site que também faz isso tudo mas para os mais pequenos, os Jogos Infantis ajudam no seu desenvolvimento e crescimento.
ResponderExcluir