Carta ao hipócrita: dividindo raiva e rima numa ‘prosa’ curta e fria.
por Marcelo Moraes
SE ISTO FOSSE UMA CAMPANHA…
Caro Hipócrita,
Se não queres a sinceridade, fiques com a superficialidade. Não sonhe, fantasie. Não pense, concorde. Não fale, só repita. Não omita, engane mesmo! Seja prático, não argumente. Não demonstre, finja. Não sorria, simule gargalhadas… Esconda a sua ira: consuma antiácido!
Mas se maltratares alguém…
…não me digas que era só “brincadeirinha”. E muito menos, um: “Como vai, amigo?” Se não sabe quem és, não me pergunte quem sou! Se não gosta de algo, não despeje em mim, este seu desprezo de sabor amargo. Se deu mal? Conforme-se, o problema é teu, não meu!
Suou e nada encontrou?
Compreenda: não era para você! Eu ganhei algo e você não? Tenho quem se lembre de mim, você não! Sente inveja? Eu já sabia... Pois onde passa Deixa toda a sua ira...
Quer ser hipócrita?
Tudo bem, que mal tem? Cada cabeça, uma sentença! Cada qual com seus sentimentos… Mas como sabes, o que tenho são mais argumentos, e para você, só me resta, então, lhe dizer:
Continue assim, sendo você...
Você quem é… Você quem pensa que é… Você que acha que pensa o que é… Mas que no fundo, todos sabemos que não é: você! Você é assim… Hipócrita, sim! Simplesmente assim… Hipócrita...sim…
E para terminar
Vou concluir com o meu “ri-mar”
Pois, por aqui me despeçoDizendo aquilo que nem sempre peço
Mas que, em pensamento, não desprezo:Fique longe de mim!
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio!
Assine o nosso Feed RSS e receba as atualizações do blog.
bom, né?! tipo assim...pô, sei lá, entende?
ResponderExcluirFalando sério, Marcelo, espero não ser assim...tão hipócrita!
Falando mais sério e responsavelmente: existe um teórico polonês Bauman que enunciou uma tal modernidade líquida, em que tudo é fluído... ele tem lá as suas razões, mas se isso for verdade, o mundo ganhou em hipocrisia nos últimos anos, perdeu em seriedade, trabalho, competência, respeito...
Tudo que vc escreveu, eu já tive vontade de escrever, faz uns dois anos, não o fiz (politicamente correto?!), mas creia: no ambiente em que convivo, faltaria chá de sumiço para consumir a hipocrisia reinante.
Ufaaa...para começar bem o dia! Obrigada por não me deixar sozinha :)
@Elaine
ResponderExcluirEstou longe de ser um santo, mas se certos desejos se realizassem, esta carta seria o meu maior presente a estas criaturas...rss Falta, agora, descobrir a fórmula do chá de sumiço e patenteá-la imediatamente! rss